ABRH-MG





CONEXÕES HUMANAS NA ERA DIGITAL


Evento Online


Conexões Humanas 2020

Preparamos para você uma edição digital especial para esses novos tempos. Sabendo da importância de estarmos cada vez mais conectados frente aos novos modelos digitais, apresentaremos as transformações corporativas de conexão, falaremos sobre novas e importantes experiências corporativas e debateremos sobre inovações geradas para e pelas pessoas.


Programação:


19/10 | Segunda-feira 


9h às 9h15 | Abertura do Evento: Eliane Ramos - presidente ABRH-MG e Paulo Sardinha - presidente ABRH Brasil.


9h15 às 10h15   | Como planejar dentro de um cenário de incertezas mundiais

Ricardo Vargas: ex-diretor Mundial de Projetos da ONU, ex-Chairman do Project Management Institute e diretor executivo da Brightline Initiative nos EUA.


10h15  às 11h15  | Painel CEOs – Conexões Humanas além das Organizações

Flávio Roscoe, presidente da Fiemg

Eugênio Mattar, CEO na Localiza.

Rubens Menin, presidente do Conselho de Administração da MRV.

Mediação: Oscar Motomura, fundador e principal executiva do grupo Amana-Key.


11h15 às 11h40 | Segurança jurídica no teletrabalho e outras flexibilidades nas relações de corporativas aceleradas pela pandemia.

Erika Morreale, presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Fiemg.

Alexandre Sena, diretor da ABRH-MG e diretor de RH e Comunicação no Grupo SADA.


11h40 às 12h00 | Liderança Consciente e Coeficiente Espiritual 

 Rafael Ávila, diretor de Inovação e Tendências em Educação do Grupo Ânima. 


20/10 | Terça-feira 


9h às 10h    | Relações mais empáticas 

Denise Fraga – atriz e escritora.

Mediação: Maria de Lourdes Aguiar - conselheira da ABRH-MG e diretora de RH da Telemont. 


10h às 11h | Painel Liderança Orientada por Valores: um novo jeito de pensar e fazer negócios, mais ético, íntegro, transparente, respeitoso às pessoas e cuidadoso com o planeta.

Ricardo Voltolini - diretor-presidente da Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade.

Cláudia Abreu - ex-CEO do Mundo Verde.


11h às 11h40 | Case Anglo American - Humanização e sustentabilidade dos negócios em tempos de crise

Wilfred Bruijn, presidente da Anglo American no Brasil.

Carlos Hilário, conselheiro da ABRH-MG e diretor de Recursos Humanos, Administrativo e Segurança Empresarial da Anglo American.

Mediação: Daniela Medioli - conselheira da ABRH-MG e vice-presidente do Grupo Sada.


11h40 às 12h15 | Aprendizados da nossa jornada de Diversidade e Inclusão: a essência das conexões humanas

Paula Harraca - conselheira da ABRH-MG, presidente do Conselho de Gestão Estratégica de Pessoas – FIEMG e diretora de Pessoas, Comunicação, Investimento Social e Inovação da ArcelorMittal.


Dia 21/10 | Quarta-feira 


9h às 10h  | Painel Diversidade 

Ricardo Sales, consultor de diversidade e professor convidado da Fundação Dom Cabral.

Érica Baldini, diretora de Recursos Humanos da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina. 

Jandaraci Araújo, subsecretária de Empreendedorismo Pequenas e Médias Empresas do Estado de São Paulo, diretora Executiva do Banco do Povo SP e Alumni FDC.

Pedro Henrique Andrade Borges, analista sênior de Meio Ambiente na ArcelorMittal Aços Longos. 


10h às 11h | Painel Saúde: Quais os aprendizados que a pandemia deixa para a saúde?

Samuel Flam, diretor-presidente da Unimed BH.

Henrique Salvador, diretor-presidente da Rede Mater Dei de Saúde.

Roberto Santoro, presidente executivo do Grupo Pardini.

Mediação: Eliane Ramos - presidente da ABRH-MG.


11h às 11h40 | Painel Vale 

Marcello Spinelli, diretor-executivo de Ferrosos da Vale.

Paula Eller, gerente executiva de RH Minério de Ferro.

Mediador: Roberto Sagot, vice-presidente executivo da FDC, responsável pelas áreas de Desenvolvimento de Organizações e Internacionalização.


11h40 às 11h50 | Liderança Consciente e Coeficiente Espiritual 

 Rafael Ávila, diretor de Inovação e Tendências em Educação do Grupo Ânima.


11h50 às 12h | Angela Dariva e Marco Túlio Lara (Jota Quest)


12h às 12h05 | Encerramento


Você não pode ficar de fora dessas Conexões Humanas. Venha conosco acelerar esses novos cenários.


Inscrições

Associe a ABRH-MG e garanta sua inscrição gratuita para o evento. Acesse https://abrhmg.org.br/associe-se/


E faça parte da associação representativa dos profissionais de RH e Gestão de Pessoas do Estado, afiliada à principal associação do país neste setor, a ABRH Brasil. 


* Consulte nossos pacotes para empresas, temos descontos para grupos acima de 05 pessoas.

  Contato: secretaria@abrhmg.org.br ou pelo telefone 31 98873-6350 (WhatsApp)




Conexões Humanas 2020 | Palestrantes


Ricardo Vargas é um dos principais defensores da economia por projetos. Ex-diretor Mundial de Projetos da ONU, ex-chairman do Project Management Institute e atual diretor executivo da Brightline Initiative, nos EUA, coleciona vários cases de sucesso.

Especializado na implementação de iniciativas globais inovadoras, projetos de capital e desenvolvimento de produtos, o profissional dirigiu dezenas de projetos em diferentes indústrias e continentes, gerenciando mais de US$ 20 bilhões em iniciativas globais nos últimos 25 anos.






Flávio Roscoe é o atual presidente da FIEMG. O empresário é industrial do setor têxtil e presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malhas (SINDIMALHAS/MG), da Cooperativa de Crédito da Federação das Indústrias de Minas Gerais (CREDIFIEMG/SICOOB) e da Junior Achievement Minas Gerais. É conselheiro titular do Conselho de Indução ao Desenvolvimento (COIND), membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e Eisenhower Fellow.




Eugênio Mattar, CEO da Localiza e membro do Conselho de Administração da companhia. Graduado em Engenharia Civil pela UFMG e pós-graduado em Engenharia Econômica pela mesma instituição, participou também do Programa de Gestão Avançada da INSEAD. Eugênio também é presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement, uma instituição mundial que leva o empreendedorismo aos alunos de escolas públicas. Foi eleito pela Forbes como um dos melhores CEOs do Brasil, por dois anos consecutivos. 




Rubens Menin é o atual presidente do Conselho de Administração da MRV. Graduado em Engenharia Civil pela UFMG, o profissional também é fundador e presidente do Conselho Administrativo da: AHS Development Group (Miami), LOG Commercial Properties e Banco Inter. Em sua trajetória, foi eleito empreendedor do ano global pela EY World Entrepreneur e conquistou o Prêmio de Excelência 2019 da Câmara de Comércio Brasil-EUA da Flórida.





Oscar Motomura, fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, especialista em gestão, estratégia e liderança. Formado em administração, com especialização em finanças, banking e gestão de tecnologia. Executivo multidisciplinar, transita bem por diferentes campos da gestão e alta administração e tem expertise única na área humana, especialmente, em facilitação de diálogos e processos de solução de “equações impossíveis” em grandes grupos, mediação de conflitos, negociações complexas, projetos de integração cultural e gestão de mudanças. Coordenador geral do Programa de Gestão Avançada Amana-Key – e projetos de consultoria. 





Érika Morreale
é atual presidente do Conselho de Relações do Trabalho da FIEMG e assessora da presidência para assuntos institucionais trabalhistas. Mestranda em Direito Empresarial pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais de Buenos Aires Argentina, a profissional tem 20 anos de experiência em Direito Individual e Coletivo do Trabalho.







Alexandre Sena é diretor de Novos Negócios da ABRH-MG. Executivo responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Comunicação, Saúde e Segurança do Trabalho no Grupo Sada. Graduado em Administração de Empresas com MBA em Consultoria e Desenvolvimento Organizacional e Pós Graduação em Gestão com Ênfase em Pessoas. Tem mais de 25 anos de experiência profissional atuando nas áreas administrativa, financeira e de recursos humanos em empresas dos setores: financeiro, construção, energético, industrial, logística e transporte.





Rafael Ávila é docente do curso de Relações Internacionais do UniBH, Mestre em Estudos Estratégicos/Engenharia de Produção (UFRJ) e Doutor em Ciência da Informação (UFMG). Atualmente, é diretor de Inovação e Tendências em Educação do Grupo Ânima. Palestrante e Professor de Yoga e Meditação.
 


Conexões Humanas | Palestrantes 



Denise Fraga, atriz brasileira que construiu uma carreira de sucesso entre palcos e telas. Com seu talento e dedicação reconhecidos, nacionalmente, coleciona mais de trinta prêmios e troféus. A artista também apresentou o quadro “Retrato Falado”, no programa Fantástico, da Rede Globo. Como palestrante, ela associa seu carisma, senso de humor e sensibilidade para refletir sobre nosso cotidiano e nossos valores.




Maria de Lourdes, psicóloga pela Universidade Newton Paiva, com MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Ampla vivência em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Há 18 anos, lidera equipes de alta performance na Telemont, empresa com mais de 16 mil empregados. Há 10 anos, atua como diretora de gente na organização, onde desenvolve projetos de alta complexidade, com foco na excelência em gente, na aculturação corporativa e nos resultados operacionais.




Ricardo Voltolini, CEO da consultoria Ideia Sustentável e da Plataforma Liderança com Valores. Um dos primeiros especialistas em sustentabilidade empresarial do país, já atendeu 350 empresas, fez mais de 1200 palestras/seminário/workshops, entrevistou mais de 500 CEOs e escreveu dois mil artigos e 11 livros, entre os quais: Conversas com Líderes Sustentáveis e Sustentabilidade como fonte de Inovação. Mentor de líderes em sustentabilidade, professor de escolas de negócio, integrante de conselhos e comitês de sustentabilidade, Voltolini é diretor de sustentabilidade da ABRH Brasil.



Cláudia Abreu é a executiva é CEO do Mundo Verde, a maior rede de produtos aturais e orgânicos da América Latina. Com formação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA em Marketing pela USP e Marketing de Luxo no Marangoni de Paris e cerca de 20 anos de experiência no mercado, Cláudia tem passagem por grandes empresas como Microsoft, LOréal, Estée Lauder e Kipling.







Wilfred Bruijn, presidente da Anglo American no Brasil e conduz negócios de níquel e minério de ferro entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ele tem mais de 25 anos de experiência no ramo da mineração. Bill ocupou ainda uma cadeira no Conselho de Administração da MRS Logística, por quase 10 anos. Hoje atua também como cônsul honorário dos Países Baixos em MG.







Carlos Hilário é diretor de Recursos Humanos da Anglo American Brasil. Vinte e oito anos de experiência em várias áreas da indústria pesada; seis anos e meio de experiência na área de produção e controle de qualidade, mais de 21 anos em RH e IMS.



Daniela Medioli, graduada em Ciências Sociais pela UFMG com especialização em Gestão e Finanças pela Fundação Dom Cabral. Possui experiência nas áreas administrativa, controladoria e projetos. Em 2016, assumiu a vice presidência do Grupo SADA, responsável por coordenar a reestruturação das áreas corporativas e planejamento estratégico das unidades de negócio: transporte e logística, indústria, mídia, biocombustíveis e terceiro setor. É integrante do Programa Legado para Juventude Brasileira, iniciativa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para capacitação de jovens lideranças no país.






Paula Harraca atua há mais de 17 anos na ArcelorMittal. Ao longo desses anos, a profissional teve a oportunidade de atuar nas áreas de melhoria contínua, planejamento estratégico, recursos humanos, comunicação, investimento social e inovação. Além disso, liderou pessoas e projetos nas unidades da Argentina, América Central, Canadá, Espanha, Luxemburgo e Brasil. Atualmente, desempenha o papel de diretora de pessoas, comunicação, investimento social e inovação da ArcelorMittal Aços Longos LATAM. Paula também tem o desafio de cuidar do Açolab – o primeiro laboratório de inovação aberta do mundo no setor do aço – e é presidente da Fundação ArcelorMittal que, há mais de 33 anos, dedica-se ao investimento social nas 50 comunidades de atuação da empresa, no Brasil. 

Conexões Humanas 2020 | Palestrantes


Ricardo Sales é consultor de diversidade e pesquisador da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, professor convidado da Fundação Dom Cabral e colunista da revista Você SA. 

Na Mais Diversidade, atua para clientes como: Siemens, Ford, Heineken, Grupo Boticário, EDP, entre outros. Faz parte da equipe que revolucionou a comunicação de cerveja no país, atendendo a marca Skol. O profissional foi eleito pela Out & Equal um dos brasileiros mais influentes no assunto diversidade nas organizações. 




Erica Baldini é diretora de Recursos Humanos da Fiat Chrysler Automóveis para a América Latina e lidera a área na região, responsável pela gestão de talentos, relações organizacionais e programas de inclusão. Formada pela Universidade de Taubaté e tem MBA em Negócios, Gestão e Administração pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. 







Jandaraci Araújo, subsecretária de Empreendedorismo Pequenas e Médias Empresas do Estado de São Paulo, diretora executiva do Banco do Povo SP e Alumni FDC.









Pedro Henrique Andrade Borges, analista sênior de Meio Ambiente na ArcelorMittal Aços Longos. Iniciou sua trajetória no grupo em 2013, na área de Meio Ambiente da Unidade de Piracicaba/SP. Em 2019, foi transferido para o Escritório Central, em Belo Horizonte/MG, quando passou a atuar também como líder do Grupo de Afinidade LGBTI+, dentro do Programa de Diversidade & Inclusão da ArcelorMittal Brasil. Pedro é Engenheiro Ambiental pela Universidade FUMEC, com Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado em Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).












Dr. Samuel Flam, diretor-presidente da Unimed BH. Graduado pela Faculdade de Medicina da UFMG e especialista em Cardiologia e Clínica Médica, o profissional atua em consultório desde 1980. Sua experiência em gestão de cooperativas iniciou-se à frente da Diretoria Financeira da HCCoop. Foi conselheiro de Administração da Unimed-BH de 2002 a 2006 e Presidente da Credicom por dois mandatos, de 2005 a 2013. Em 2012, Samuel Flam foi eleito diretor financeiro e comercial da Cecremge.






Dr. Henrique Salvador é o atual diretor-presidente da Rede Mater Dei de Saúde. Em sua trajetória profissional, participou de importantes sociedades e associações, como: a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANHP), entre outros. O médico é professor de Ginecologia pela Fundação Dom André Arcoverde. Hoje, ele também é membro do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral e do Conselho de Administração da ANHP.  





Roberto Santoro é o atual presidente executivo do Grupo Hermes Pardini, anteriormente atuou como Diretor de Medicina Diagnóstica da instituição. O profissional é graduado em medicina com especialização em Gastroenterologia pela UFMG e Gestão Estratégia de Negócios. Também possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral com programa Internacional na Kellogg School of Management.









Marcello Spinelli foi designado diretor-executivo de Ferrosos da Vale. Executivo sênior com trajetória profissional de sucesso no desenvolvimento de negócios através do foco em eficiência operacional, engajamento de equipes e proximidade com comunidades e stakeholders, possui sólida experiência em operações integradas de logística. 








Paula Eller, gerente executiva de RH Minério de Ferro da Vale.





Roberto Sagot é vice-presidente executivo da FDC, responsável pelas áreas de Desenvolvimento de Organizações e Internacionalização. Com mais de 20 anos de atuação nas áreas de estratégia, produtos e marketing, vivenciou a gestão e o desenvolvimento de produtos, serviços e suas marcas, passando por start-ups e turnarounds de empresas em mercados altamente competitivos. Formado em Administração de Empresas, pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduado em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, possui MBA, pela Fundação Dom Cabral e Mestrado pela FDC / PUC.




As inscrições foram encerradas. Entre em contato com a organização.



secretaria@abrhmg.org.br



+55 (31)98873-6350

Fale com o produtor