ABRH-MG





FÓRUM ABRH MG 2021


Evento Online


Consolidado como um dos mais importantes eventos de Minas Gerais, o Fórum ABRH-MG 2021 propõe uma imersão nas principais tendências e práticas de desenvolvimento humano e gestão de pessoas. 


28 de junho


8h às 8h15 - Abertura Oficial

Eliane Ramos - presidente da ABRH-MG

8h15 às 8h30- Abertura - Painel: Unidos pela Vacina 

Luiza Helena Trajano - Presidente do Conselho do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil

8h30 às 9h30 - Painel: Unidos pela Vacina

- Betânia Tanure (sócia-fundadora da BTA, VP do Grupo Mulheres do Brasil, membro do Conselho de Administração do Magalu e da MRV) / Rafael Menin (CEO da MRV -  Representante do Movimento UPV em MG)  / Flávio Roscoe (presidente da Fiemg) / Reynaldo Passanezzi  (presidente da Cemig) / Patrícia Tiensoli (CEO Total Logística - Representante do Movimento UPV em MG) / Samuel Flam (diretor-presidente da Unimed BH)/ Júlio César Tôrres Ribeiro (diretor industrial e  técnico da Cenibra)

9h30 às 10h30  - Painel: Empresas Humanizadas

- Pedro Paro (CEO e cofundador da Humanizadas) /  Rozália Del Gaudio (diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Localiza) / Marcos Silva (Gerente de RH na FCA Services)  

10h30 às 10h40  - Encerramento 

17h às 18h - Painel: Liderança

- Daniel Rodrigues (diretor da CCLi Consultoria Linguística) 

Mediação: Daniela Teixeira (diretora de Eventos da ABRH-MG e diretora da Ferreira & Chagas Advogados) 

18 às 18h10 - A correria da vida.

 Rúbia Mesquita (palestrante e contadora de história) 

18h20  - Encerramento


29 de junho 


8h às 8h20  - Abertura 

8h30 às 9h30 - Painel: Estratégias para o olhar ESG nas empresas

- Caroline Carpenedo (diretora global de Pessoas e Responsabilidade Social da Gerdau) /  Sérgio Serapião (cofundador e CEO da Labora) / Marcelo Cardoso (fundador da Chie e presidente do Grupo Integral Brasil) 

Mediação: professor Carlos Arruda (diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC) 

9h30 às 10h30 - Painel: LGBTQIA+ - Os Desafios das Empresas na Transformação Cultural 

- Márcio Orlandi (CEO Pride Bank) / Melissa Cassimiro (advogada, consultora na Accenture Brasil. Membra dos grupos de afinidade Pride (LGBTI+) e Colr Brave (Étnico-racial), percussionista e membra do Bloco Afro afirmativo Ilú Obá de Min)

 Mediação: Sandra Gioffi (diretora do Conarh ABRH Brasil e diretora de Gestão da Mudança Assistencial – DASA)

10h30 às 10h40 - Encerramento 

17h às 18h - Painel: C-Level - "Certezas e incertezas sobre o presente e o futuro"

- Sofia Trombetta (diretora de Pessoas, Saúde e Bem-Estar na ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil) /  Charles Lukower (Head de RH para Consumer Health da Johnson & Johnson para o Brasil e América Latina)

Mediação: Leandro Pinho (superintendente de RH do Supermercado Verdemar e conselheiro estratégico da ABRH-MG)

18h às 19h - Painel “Inovação, a maior vacina contra as adversidades”

- José Henrique Dias Salvador (diretor de Operações da Rede Mater Dei) / Patricia Veiga (diretoria de Desenvolvimento Humano  Organizacional  e  de Novos Negócios  do Grupo Patrimar) / Clemente de Faria Júnior (CEO Grupo Bamaq)

Mediação: Cezar Almeida (diretor de Inovação da ABRH Brasil, CEO da Jazzer Academy, economista, empreendedor e mentor especialista em Liderança)

19h às 19h10 - Encerramento


Movimento Unidos pela Vacina

Preparamos uma surpresa para você que quer participar do Fórum ABRH-MG deste ano: as inscrições são gratuitas e cada participante pode fazer doações para a ABRH, que comprará kits de insumos para o Movimento Unidos pela Vacina. Ele reúne entidades, empresas, associações e ONGs que buscam tornar viável vacinar todos os brasileiros até setembro de 2021! 


Esperamos por você!



28 de junho

8h às 8h20 - Abertura Oficial

Eliane Ramos 

Presidente da ABRH-MG. Conselheira consultiva na ABRH Brasil. Diretora regional da PI Brasil, empresa multinacional, representante exclusiva no Brasil da plataforma Predicitve Index, desde 1992 e existente em mais de 140 países. Integrante do Conselho das Mulheres do Brasil. Presidente e fundadora do Conselho Estratégico de Recursos Humanos na Associação Comercial de Minas Gerais. Conselheira na Fiemg no Conselho de Gestão Estratégica de Pessoas. Conselheira em empresas brasileiras, professora, consultora especializada com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento organizacional, integrando diagnósticos e soluções relacionadas a` gestão de pessoas e de processos. Graduada em Psicologia, mestre em Administração Estratégica de Negócios e formação de Conselheiros de Administração pela Fundação Dom Cabral.


8h30 às 9h30 - Painel: Unidos pela Vacina

Samuel Flam

Dr. Samuel Flam, diretor-presidente da Unimed-BH. Graduado pela Faculdade de Medicina da UFMG em 1978 e Especialista em Cardiologia e em Clínica Médica pelas respectivas sociedades, Samuel Flam atua em consultório desde 1980, quando passou a integrar o corpo clínico do Hospital João XXIII como intensivista. Hemodinamicista do Hospital das Clínicas da UFMG desde 1984. Sua experiência em gestão de cooperativas se iniciou à frente da Diretoria Financeira da HCCoop, (1996 a 2004). Foi conselheiro de Administração da Unimed-BH de 2002 a 2006 e Presidente da Credicom por dois mandatos, de 2005 a 2013. Em 2012, Samuel Flam foi eleito diretor Financeiro e Comercial da Cecremge. Desde 2012, integra o Conselho de Administração da Ocemg e há dois anos é Conselheiro de Administração da Unimed Participações. É diretor-presidente da Unimed-BH desde 2014 e, em 2018, foi reeleito para mais um mandato.


Betânia Tanure

Sócia-Fundadora da Betania Tanure Associados. Doutora pela Brunel University (Inglaterra), Postgraduate Diploma in Management Consulting na Henley Management College (Inglaterra), psicóloga pela PUC Minas. Professora da PUC Minas nos cursos de Doutorado e Mestrado que são realizados em parceria com a Fundação Dom Cabral. Professora convidada do INSEAD (França), do TRIUM (New York University, London School of Economics, HEC) e da London Business School (Inglaterra). Diretora da FDC responsável por toda a área de desenvolvimento de executivos, empresas e parcerias empresariais durante 15 anos. Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Gestão de Pessoas de grandes grupos empresariais.

Flávio Roscoe

Presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), eleito para o período 2018-2022. O empresário é industrial do setor têxtil e vice-presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malhas no Estado de Minas Gerais (SINDIMALHAS/MG), da Cooperativa de Crédito da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (CREDIFIEMG/SICOOB) e da Junior Achievement Minas Gerais. É conselheiro titular do Conselho de Indução ao Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (COIND), membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e Eisenhower Fellow.

Reynaldo Passanezi Filho

Presidente da Cemig - Executivo com ampla experiência em posições de máxima liderança no setor privado, setor financeiro e setor público. Excelência em estratégia e gestão, com histórico de sucesso em privatizações, reestruturações e crescimento.Sólida formação em finanças e em fusões e aquisições Conhecimento profundo de América Latina e de infraestrutura, sobretudo energia elétrica.Doutor em Economia e Bacharel em Economia e Direito.

Júlio César Tôrres Ribeiro

Diretor Industrial e Técnico da Celulose Nipo-Brasileira S/A – CENIBRA, Engenheiro Mecânico pela UFMG, Especialização em Gestão Empresarial (FGV e USP) e Mestrado em Tecnologia de Celulose e Papel pela UFV, com 28 anos de atuação na indústria de celulose e papel. Atualmente responde por todos os processos desde o planejamento florestal até a entrega do produto acabado. Atua como membro e/ou Vice-Presidente de várias Instituições ligadas à Indústria, destacando-se Ibá, ABTCP e FIEMG.


9h30 às 10h30  - Painel: Empresas Humanizadas

Rozália Del Gáudio

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, onde também obteve o Master em Sociologia e Antropologia;  mestre em Administração de Empresas e graduada em Comunicação Social, pela UFMG. Atua em Comunicação Empresarial desde 1993, em empresas como Vale, Grupo Votorantim, C&A e McDonald´s. Atualmente é diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Localiza,  e professora no MBA de Gestão da Comunicação da ABERJE/ESEG. Co-autora do livro “Sem Megafone, com Smartphone, práticas, desafios e dilemas da comunicação com empregados”, editado pela ABERJE em 2017, com edições em Inglês e Espanhol. Autora de artigos acadêmicos sobre comunicação, gestão e sustentabilidade, dedica-se também à Fotografia como expressão de arte e registro da vida.

Pedro Paro 

CEO e cofundador da Humanizadas, uma plataforma de tecnologia para instrumentalizar lideranças e negócios conscientes. Coautor do livro Empreendedorismo Consciente. Pesquisador do Grupo de Gestão de Mudanças da Universidade de São Paulo (EESC/USP) e idealizador da Pesquisa Empresas Humanizadas do Brasil.  Sua intenção profissional é apresentar um novo rumo para o futuro dos negócios, onde tenhamos organizações mais conscientes, humanas, éticas, sustentáveis e inovadoras.

Marcos SIlva

Gerente de RH na FCA Services. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas (FDC), graduado em Administração de Empresas (PUC/MG), formação em RH Ágil (HSM & GPTW). Profissional com mais de 20 anos de experiência em recursos humanos, general services e comunicação, tendo atuado em projetos globais, planejamento estratégico, transformação cultural, desenvolvimento de líderes e trabalhado em empresas como Gerdau e ArcelorMittal. Experiência internacional de expatriação por 4 anos em Luxemburgo pela ArcelorMittal e 2 anos na Argentina pela FCA Services.


17h10 às 18h - Painel: Liderança

Daniel Rodrigues

Daniel Rodrigues é apaixonado por Educação, Inovação e Empreendedorismo! Mestre em Linguística Aplicada pela UNESP com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, fundou a CCLi Consultoria Linguística em 2003. Desde então, deixou sua carreira acadêmica e começou sua jornada empreendedora tendo conquistado por esta empresa premiações importantes como o MPE Brasil-SP, o selo GPTW das melhores empresas para se trabalhar no estado de SP e o Prêmio Nacional de Inovação. É rotariano há 14 anos. Ocupa uma das vice-presidências na ACIRP. É investidor-anjo, sócio e mentor estratégico de algumas empresas no segmento educacional como o Cegente Educação Corporativa, a Aptitude - Escola de Comunicação, o Personal Educa, a Leitura Veloz e o STB Rio Preto. Em 2020 fundou o Pólen, que é o segundo hub de inovação focado em educação na América Latina. E este ano se tornou embaixador do Capitalismo Consciente Brasil se tornando líder da filial regional. 

Daniela Teixeira 

Diretora de Eventos da ABRH-MG.Diretora executiva responsável pelas áreas de RH, financeira, administrativa e Ti, no escritório Ferreira e Chagas Advogados. Graduada em Administração de Empresas (Fumec), pós graduada em Marketing (FDC), especialização em finanças (UFMG), Coach (ICI – Integrated Coaching Institute), consultora MPP (HBI). Profissional com 28 anos de experiência em gestão de empresas dos setores financeiro, construção pesada e civil, saneamento básico, piscicultura, advocacia, implantando, atuando e coordenando a estruturação das áreas administrativa, financeira, RH, contábil e TI.

 

29 de junho

8h30 às 9h30 - Painel: Estratégias para o olhar ESG nas empresas

Caroline Carpenedo

Diretora Global de Pessoas e Responsabilidade Social da Gerdau. Doutoranda em Design Estratégico pela Unisinos. MBA Executivo Internacional pela FIA.  Mestre em Administração pela PUC-MG e FDC e Bacharel em Psicologia pela PUC/RS. Diretora Global de Pessoas e Responsabilidade Social da Gerdau. Profissional com mais de 18 anos experiência na área de Capital Humano em várias áreas do negócio, em todos os subprocessos e diferentes países e regiões em indústria multinacional. Co-Fundadora Grupo EWA (Empowering Women to Achieve), Mentora de jovens em situação de vulnerabilidade. Membro do Comitê de Remuneração da Gerdau e do Comitê de Pessoas da Gerdau Metaldom, ambos fóruns de suporte ao Conselho de Administração. Conselheira do Museu de Minas e Metais. Vice-Presidente do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas da Amcham e do Comitê Aberto de Gestão de Pessoas da Amcham e Membro da Comissão de Pessoas do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Sérgio Serapião 

47 anos, casado com a Chris, empreendedor social, fellow Ashoka. Fundador e CEO da Labora, HRTech voltada para inclusão de talentos invisíveis em trabalhos flexíveis. Fundador  do movimento LAB60+ e co-presidente do conselho do Sistema B, movimento que articula empresas para desenvolver impacto socioambiental no planeta.

Marcelo Cardoso

Marcelo acredita que a evolução das pessoas convivendo em comunidades saudáveis e resilientes, transformam as organizações e a sociedade. É administrador com extensão pela Kellog Northwestern. Ao longo dos últimos 25 anos vem ocupando posições de liderança em empresas como Método Engenharia, GP Investimentos e DBM. Foi presidente do Hopi-Hari, Vice Presidente  da Natura Cosméticos  e Diretor Executivo do Grupo Fleury. Neste momento, por meio da sua empresa de consultoria, Chie,  integra seu profundo conhecimento de negócios em projetos de transformação de organizações com metodologias baseadas na Teoria U, Teoria Integral, Constelação Familiar e Organizacional e Diálogo de Vozes, Psicologia Positiva e do Desenvolvimento, Neurociência, Sociologia e Teoria da Complexidade.

Carlos Arruda

Professor de Inovação e Competitividade, Gerente do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral; Doutor em Administração Internacional, pela University of Bradford,  Mestre em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais, Graduado em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal de Minas Gerais;  Professor na área de Inovação e Competitividade e Gerente do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral – FDC;  Membro do Conselho do HUB Network (Áustria), do conselho Assessor do Kellogg Innovation Network (EUA) e do conselho técnico da Fundepar (Brasil). Ex membro e presidente do conselho do UNICON (EUA) e do Global Council on Talent and Diversity (Suíça); Coordenador, no Brasil, dos Estudos World Competitiveness Yearbook do IMD e do Global Competitiveness Report do World Economic Fórum.


9h30 às 10h30 - Painel: LGBTQIA+ - Os Desafios das Empresas na Transformação Cultural 

Melissa Cassimiro 

Advogada, Consultora na Accenture Brasil. Pós graduanda em Negócios Imobiliários pela Escola Paulista de direito. Membra dos grupos de afinidade Pride (LGBTI+) e Color Brave (Étnico-racial) Percursionista e membra do Bloco Afro afirmativo Ilú Obá  de Min.

Sandra Gioffi 

Psicóloga de formação, desenvolvi uma carreira sólida em duas dimensões muito relevantes: organização e consultoria.Nos últimos cinco anos, atua com organizações de impacto social, como Conselheira da ONG Gerando Falcões, Conselheira do Programa de Egressos - Recomeçar GF, Conselheira da ONG Cores do Mará, Conselheira Fundação ABH, Coaching de Líderes Sociais (voluntária), Mentora da Utopiar, fundadora do grupo de mulheres BoardW e integrante do Grupo HubMulher. Diretora da ABRH/CONARH e membro do Comitê Editorial - Revista Melhor. Graduada em Psicologia na Universidade de Gama Filho, tenho formação em Psicodrama e Dinâmica de Grupo, além de várias especializações em Gestão de Pessoas e Neurociência para Liderança pelo MI.



17h às 18h - Painel: C-Level - "Certezas e incertezas sobre o presente e o futuro"

Sofia Trombetta 

Diretora de Pessoas, Saúde e Bem Estar ArcelorMittal Aços Longos LATAM & Mineração Brasil, atua há mais de 14 anos na ArcelorMittal, a maior empresa de soluções em aço do mundo e do Brasil, país onde a empresa está presente há quase 100 anos. Ao longo da sua carreira na ArcelorMittal, Sofia teve a oportunidade de atuar nas áreas de qualidade, recursos humanos, comunicação, relações trabalhistas e saúde e segurança. Além disso, liderou pessoas e projetos nas unidades da Argentina e Brasil. Atualmente, Sofia ocupa o cargo de Diretora de Pessoas, Saúde e Bem Estar, da ArcelorMittal Aços Longos LATAM & Mineração Brasil, sendo mais uma mulher a assumir o cargo de C-level no segmento da empresa. Entre as atribuições está não apenas as ações habituais relacionadas a Recursos Humanos - atração, desenvolvimento, remuneração e benefícios, business partner etc - mas uma dimensão maior voltada à promoção da saúde e da qualidade de vida, visando acompanhar de perto a jornada e melhorar a experiência de trabalho dos colaboradores. Sofia é graduada em Letras-Inglês pela UFES e possui MBA em Gestão em Desenvolvimento de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). Também é Coach Ontológica pelo Instituto Leading Group.

Charles Lukower

 Charles Lukower ingressou na Johnson & Johnson em julho de 2016 como Líder de RH para a América Latina em Supply Chain (SC) e desde abril de 2021 é o Head de RH para Consumer Health para o Brasil e América Latina.Suas principais responsabilidades são garantir que as estratégias de RH para Consumer Health sejam implementadas na América Latina totalmente alinhadas às prioridades globais, e harmonizar as práticas de RH em Consumer Health por toda a região, garantindo o desenvolvimento da liderança e um pipeline saudável. Charles faz parte da Diretoria Executiva da ABRH-SP na gestão 2019-2021 no papel de Diretor de Relacionamento com Associados.Ele é formado em administração de empresas pela FAAP, com MBA focado em RH pela FEA/USP e especialização em RH pela FGV. Ele tem mais de 20 anos de experiência em RH, tendo atuado em todas as funções da área, até se tornar um generalista. Antes da Johnsons trabalhou em outras multinacionais como Rhodia, Sanofi, Tess (Claro) e Glenmark Pharma.

Leandro Pinho

Conselheiro estratégico da ABRH-MG. Superintendente de Recursos Humanos da rede de Supermercados Verdemar. Mestre em administração de empresas; pós-graduado em gestão estratégica de pessoas; bacharel em psicologia. Atua há mais de 15 anos com gestão de pessoas. Vivência nos diversos subsistemas de recursos humanos: R&S, T&D, DP, C&S, SESMT e Jurídico Trabalhista, e na gestão do budget da área. Professor do Centro Universitário – UNA, atuações em palestras e seminários.


18h às 19h - Painel “Inovação, a maior vacina contra as adversidades”

Jose Henrique Dias Salvador

Formado em administração de Empresas pelo IBMEC. Trabalhou em áreas administrativas e de Planejamento Estratégico do Diagnósticos das Américas S.A.(DASA), Hospital Sírio Libanês, Hospital Albert Einstein e Hospital Mater Dei. Neste, foi Gerente Administrativo de 2010 a 2014. Realizou ainda um Full Time MBA na Universidade de Columbia, EUA, graduando-se em 2015. Foi Diretor Comercial da Rede Mater Dei de Saúde, hoje é Diretor de Operações da Rede Mater Dei de Saúde.

Patricia Martins Veiga

Executiva responsável pela Diretoria de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Grupo Patrimar, 
Gestão de Novos Negócios PCVA do grupo Patrimar;
Membro do Comitê de Gente e Sustentabilidade.
Formação em Engenharia de produção Civil - Fumec
Pós-Graduação em Finanças – FDC
PDA, economia e gestão empresarial - FDC

Cezar Almeida 

CEO da Jazzer Academy, economista e empreendedor, fez carreira em empresas nacionais e multinacionais e vem atuando em projetos de desenvolvimento de líderes e de experiência do cliente em importantes e influentes organizações do país. Atua como consultor, professor de cursos de pós graduação, mentor e palestrante. É membro do conselho e investidor de startups como QR Point (hr tech para controle e gerenciamento de jornada de trabalho), Expers (app que desenvolve a experiência do cliente) e MyCond (plataforma para gestão digital de condomínios). Com atuação em diversas entidades profissionais e empresariais, atualmente é Diretor de Inovação da ABRH Brasil – Associação Brasileira de Recursos Humanos e presidente do capítulo estadual da Junior Achievement - maior instituição de educação empreendedora para jovens do mundo. Tem Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/UESC, dentre outras formações e certificações.





As inscrições foram encerradas. Entre em contato com a organização.



secretaria@abrhmg.org.br



+55 (31)98873-6350

Fale com o produtor