ABMS





MULHERES GEOTÉCNICAS - 5ª EDIÇÃO -2019


San Francisco Hotel - Salão Prata

Av. Álvares Cabral, 967 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-001, Brazil


O Núcleo Regional de Minas Gerais (NRMG) tem o prazer de convidá-los a participar de um encontro técnico com a engenheira e professora Maria Eugênia Boscov, que discorrerá a respeito de temas atuais da Geotecnica Ambiental, priorizando o que diz respeito ao uso de resíduos, desafios pendentes para aterros sanitários e segurança de barragens na mineração. Na quinta edição do Mulheres Geotécnicas, o NRMG enfatiza o protagonismo feminino na vanguarda da engenharia geotécnica brasileira com apresentações anuais de profissionais referência tratando de assuntos da pauta atual.

Palestra : Novos desafios à Geotecnia Ambiental

Sinopse: A Geotecnia Ambiental nas duas últimas décadas se firmou como uma das áreas da atuação da Geotecnia e vem continuamente expandindo seu escopo. A geração crescente de resíduos, a exploração de terrenos contaminados decorrente da escassez de espaço nas cidades e a elevação das exigências ambientais, entre outros fatores, trazem novas demandas técnicas que devem ser respondidas multidisciplinarmente, mas sempre com grande contribuição da engenharia geotécnica. A palestra procurará trazer à discussão alguns dos novos desafios, lembrando também de questões já muito trabalhadas mas ainda hoje desafiantes para os geotécnicos ambientais.


Programação:

18:00 - Credenciamento dos Participantes & Welcome Coffee

18:45 - Apresentação NRMG e Introdução

19:00 -  Palestra

20:00 - Perguntas / Debates

20:30 - Encerramento


Currículo:

Maria Eugênia Boscov possui graduação em Engenharia Civil (1982), mestrado em Engenharia de Solos (1990), doutorado em Engenharia de Solos (1997) e livre-docência em Obras de Terra e Geotecnia Ambiental (2004) pela Universidade de São Paulo, além de especialização (1982-1984) em Engenharia de Solos pela Universidade Federal de Zurique. Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo,  ministrando disciplinas na graduação e pós-graduação da Engenharia Civil, e de graduação na Engenharia Ambiental. Membro da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering, da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública e da Associação Brasileira de Geossintéticos. Tem participado da elaboração de normas técnicas, da organização de eventos técnicos e científicos e da assessoria a órgãos de fomento de pesquisa e revistas técnicas. Realiza pesquisas com apoio de órgãos de fomento de pesquisa e através de convênios de pesquisa com o setor produtivo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica dos Solos e Geotecnia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte de poluentes em solos, projeto de aterros de resíduos, estabilização de solos com aditivos, remediação de áreas contaminadas e reuso de resíduos


Av. Álvares Cabral, 967 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-001, Brazil


As inscrições foram encerradas. Entre em contato com a organização.



matteus.abms@gmail.com



+55 (31)9762-2768

Fale com o produtor